psicosolsticio

"Experimenta-se uma sensação especial quando sozinho (...) não sabendo o que se vai comer nesse mesmo dia, se arrisca o último florim, o último, o último" (Fiódor Dostoiévski)

terça-feira, 7 de abril de 2009

O Jogo patológico

Um tema que a mim me desperta curiosidade, até porque a nossa sociedade encobre este tipo de realidade que assume proporções drásticas na actualidade.Falamos muito na toxicodependência, dotamos os mais novos de informação quanto a esta realidade, e criam-se associações com o intuito de dar uma resposta mais adequada a este tipo de pessoas. Quanto ao alcoolismo e o tabagismo somos sensibilizados acerca dos seus malefícios pela comunicação social, criam-se também campanhas de sensibilização para os mais jovens. E quanto ao jogo, muito pouco se houve falar, parecendo ser um problema inexistente. A grande verdade é que ele existe e acaba por ter consequências avultadas quer para os indivíduos que padecem deste vicio quer para os seus familiares. Tendo assim consequências a nível social, familiar e laboral. O desespero é tal que pode mesmo acabar com o suicídio, a contracção de empréstimos e prática de crimes tendo como fim último a obtenção do dinheiro pretendido para o jogo. E mais actualmente, a internet permite-nos uma acessibilidade fácil a este tipo de jogo, por vezes somos mesmo aliciados a jogar. Por estas razões, a meu ver deveriam dedicar mais tempo a esta realidade. Algo, que me deixa preocupada é que os estudos acerca da eficácia dos tratamentos existentes (psicoterapia e grupos de auto-ajuda) são muito escassos, arriscaria-me a dizer mesmo inexistentes. Quem sabe, como futura psicóloga não me interesse por esta área, que tem muito que se lhe diga. Quem não se lembra deste caso, que acabou por ser mais mediático porque o foi o caso de uma mulher, que quer queiramos quer não acaba por ser mais mediático.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial