psicosolsticio

"Experimenta-se uma sensação especial quando sozinho (...) não sabendo o que se vai comer nesse mesmo dia, se arrisca o último florim, o último, o último" (Fiódor Dostoiévski)

sábado, 21 de março de 2009

Dia Mundial da Poesia

Não podia deixar passar este dia em branco. Ainda mais porque Portugal, teve sempre grandes poetas. Desde Fernando Pessoa, que foi um grande senhor e que todos nós o estudamos. O nosso ilustre Miguel Torga, pelo qual nutro uma grande admiração, que conseguia passar para o papel aquilo que sentia de forma tão nobre. E se estivesse para aqui a referir poetas e mais poetas, nunca mais sairia daqui. Vou então hoje, homenagear o celebre Miguel Torga, assim vou partilhar um poema que tem o seu que de... Sei lá, acho que este está fantástico!! A forma como vê a sua doença, como a enfrenta e como vê que irá acabar. Mas nem por isso deixou de escrever.

Requiem por mim

"Aproxima-se o fim. E tenho pena de acabar assim,
Em vez de natureza consumada,
Ruína humana.
Inválido de corpo
E tolhido de alma.
Morto em todos os órgãos e sentidos.
Longo foi o caminho e desmedidos
Os sonhos que nele tive.
Mas ninguém vive
Contra as leis do destino.
E o destino não quis
Que eu me cumprisse como porfiei,
E caísse de pé, num desafio.
Rio feliz a ir ao encontro ao mar
Desaguar,
E, em largo oceano, eternizar
O seu esplendor torrencial de rio".

Miguel Torga – Diário XVI

1 Comentários:

Blogger Bird disse...

Belo poema Sol! Gostei.
Também lá tenho um no meu tasco!

Jito grande

21 de março de 2009 às 19:14  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial