psicosolsticio

"Experimenta-se uma sensação especial quando sozinho (...) não sabendo o que se vai comer nesse mesmo dia, se arrisca o último florim, o último, o último" (Fiódor Dostoiévski)

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Pensar o antigamente

O temporal que hoje se fez sentir conseguiu por umas boas horas aguçar-me a revolta. Sim, porque fiquei, primeiramente sem luz e posteriormente sem água. Ora com tanto para fazer, e sem puder. Porque os computadores não tinham bateria, o dia em si já acinzentado não permitia que fizéssemos muito. E lá se foi uma tarde de sábado, passada à lareira a pensar o quanto somos dependentes da luz e na sua ausência ficamos um pouco perdidos e até perturbados... Realmente é fácil entender como antes a taxa de natalidade era exponencial, pelo contrário actualmente com tantas ocupações e as próprias contigências da vida obrigam-se quase por completo a inverter a pirâmide. Lá se passou a tarde e se jantou à luz do pitromax, o que é certo é que por um lado são jantares mais produtivos, tendo em conta que não somos avassalados pelo som da televisão, sendo o diálogo factor positivo.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Esta semana sinto-me particularmente escrava da vida, Luto por um futuro melhor e mais risonho e, por outro lado o trabalho cresce de forma desmedida, as horas extraordinárias são uma realidade. Mas emergem sentimentos de impotência e até de frustração, pois agora tenho que dar o tudo por tudo, para atingir objectivos que pretendo. Posto isto, ainda que de forma mais relativizada surge a preocupação com o curso, tendo em conta que até aqui os esforços foram acrescidos e a recompensa foi efectiva. Ás vezes, sinto que a exigência que faço a mim própria é uma realidade. Surge a nostalgia daquele tempo que uma pessoa chega a casa depois de um dia de trabalho e tem o seu timing, e este é só nosso podemos gozá-lo da forma que queremos e mais nos convém... Pese embora o stress é o meu alimento diário, e sem este elemento sou alguém sem alma. No entanto, precisava de um tempinho para mim...
Só mais uma coisa que gostava de partilhar, que nada tem a ver com estas lamechices, hoje numa viagem em serviço a serrinha, constatei que consegui por momentos me libertar destas preocupações e senti uma sensação de liberdade, ar puro que atingia o meu rosto e levava os meus pensamentos para sítios paradisíacos. A serra tem destas coisas, pela sua imensidade e até imprevisibilidade, pois conseguimos sempre encontrar locais fascinantes e puros, esquecendo a realidade emergente. Este foi sem dúvida o momento alto do dia, recomendo.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Portugal ficou mais pobre, perdemos a grande mulher Rosa Lobato Faria... Lobato Faria era uma mulher incrível, detentora de uma carreira invejável por qualquer mulher. Mas enfim, enquanto ser humano é mortal e lá foi para algures. De certo, que a sua obra será e esperemos que seja imortal e enfim que o seu talento permaneça. Representava na perfeição, escrevia estórias e romances hilariantes, na música também contribui para que Portugal se evidenciasse perante o resto do mundo. Portugal irá recordar esta grande mulher...