psicosolsticio

"Experimenta-se uma sensação especial quando sozinho (...) não sabendo o que se vai comer nesse mesmo dia, se arrisca o último florim, o último, o último" (Fiódor Dostoiévski)

sábado, 27 de junho de 2009

Bem, estamos perante mais um fim-de-semana, em que o descanso é uma necessidade para a sanidade mental de qualquer um. Aí sabe bem. No entanto este não é aquele descanso despreocupado que nos proporciona relaxamento. É o que se pode arranjar. Sei que para a semana o meu coração andará a palpitar de preocupação, de medo e de ansiedade. Não vale a pena pensar muito, vou é curtir o hoje, o momento. Depois logo se verá. Outra coisa que ando a falhar, mas não por comodismo mas por falta de tempo é no estudo... Aí, aí está quase aí o exame de estatística e ainda não peguei em nada. Ainda por cima tenho consciência que não é um exame fácil... Logo se verá!!!!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

O dia das tais revelações. São sempre duras, quando afecta um ente querido, quando também a nós nos doí o coração porque vemos alguém que nos é querido a sofrer. Neste momento, a minha alma está preenchida por uma confusão de sentimentos, de ideias e de medos. Mas ao mesmo tempo tudo parece abstracto e acabo por voar para pensamentos distantes e sem nexo.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

O dia de amanha!!!!!!

O primeiro dia de mais um projecto foi iniciado. Estava um pouco insegura, onde as pessoas entrando e ficavam a olhar para mim em busca de um olhar empático que lhes pudesse dar alento a continuar. E que houvesse alguém que as esclarecesse das suas dúvidas. E assim foi... Fazendo o balanço do dia até correu bem, mas é claro é só o primeiro, não vale a pena criarmos muitas expectativas porque infelizmente facilmente somos desiludidos. Esta é mais uma experiência para anexar ao meu currículo da vida. Amanha será outro dia e veremos.
Amanha será também um dia de revelações importantes e que vão determinar as fases subsequentes da minha vida. Mas cá estarei para ouvir, digerir e ultrapassar com ajuda das pessoas que me são mais queridas. Uma fase em que a união deve estar presente acima de tudo, "um por todos, todos por um". É assim que vai ser, a coragem tem que ecoar no meu espírito e os medos tem que ser diluídos para não representarem uma ameaça. Sofrer por antecipação é que não. A verdade é que sou assolada por um nervoso miudinho que me incomoda, que não me deixa pensar objectivamente, que divaga por onde eu não quero que ele divague...

sábado, 20 de junho de 2009

Trabalhooooooo!!!

Meia perdida neste mundo imenso, onde quando pensamos que as coisas estão encaminhadas, somos assolados por uma tremenda desilusão. Acabamos por descobrir problemas, em que a sua resolução é fácil quando depende de nós, mas quando isso não acontece seguem-se dúvidas e interrogações. Estas coisas do trabalho, têm muito que se lhe diga, porque é mesmo um mundo de cão, onde tudo quer fazer menos... Este comodismo laboral a mim deixa-me desolada, e começo mesmo a pensar será que um dia me vou tornar assim?? Espero que não, porque primo pelo trabalho responsável, e dá-me prazer. Já preciso dele para a dopamina me fluir nas veias. Infelizmente nem todos são assim.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ufa!!!

Finalmente vejo os meus projectos a começarem a ser concretizados. Segunda-feira lá estarei eu toda contente, para dar início a mais uma formação. Projecto desafiante, tendo em conta que tudo o que é desconhecido e incerto dá-nos alento a imaginar o que virá a seguir. A criatividade vai surgindo e aproximam-se momentos que serão de labuta diária. Mas o que seria a vida sem trabalho?? Sem desafios?? Uma monotonia... Depois a questão da praxe, será que vou conseguir?? Eu vou conseguir pensamento positivo e sigo em frente, dar passadas pequenas para que as desilusões não se tornem astronómicas.

terça-feira, 16 de junho de 2009

A adrenalina em alta

A adrenalina está em alta o stress promove ainda mais a produção de adrenalina. Mas que este ritmo é bom e recompensador, aí isso é... Já planei-o o que fazer, uma formação?? Talvez seja isso que me preencha a alma...

quinta-feira, 11 de junho de 2009

"Tempo Roubado"


Porque sabe sempre bem mudar de ares respirar a brisa do mar. Desfrutando estes feriados, sabe sempre bem. A meter a minha leitura em dia, já tinha saudades... Sabe sempre bem lermos um bom livro e podermos dar asas à imaginação, ainda que o livro retrate um estória triste. Mas saber que houve certamente alguém que passou por tudo o que lá está escrito. "Tempo Roubado" está deveras interessante e leva-me mais uma vez a condenar a pena de morte que, infelizmente coexiste em muitos países. Mais triste ainda é quando tomam uma atitude precipitada, condenando inocentes. Que morrem por uma injustiça, por alguém que não tem em conta provas evidentes, e ordenam que aquela pessoa irá ser sentado naquela cadeira horrível e alguém carregará no botão, mas essas pessoas que carregam no botão acabam também por cometer um crime??? Ninguém as condena a nada. Mais triste ainda é saber que estas pessoas vivem anos num tal de corredor da morte em condições desumanas. É incrível, na minha opinião em pleno sec. XXI, ainda existirem países que aplaudem estas execuções.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Já estou a pensar na próxima etapa...

Sinto-me orgulhosa de mim própria, esta etapa está quase concluída, mas como sou uma mulher de desafios e não sou de me deixar por mãos alheias, estou já a labutar para concluir a seguinte. Há determinados problemas que surgem que gostava que a sua solução estivesse nas minhas mãos, no entanto não é possível, resta-me então concretizar aquelas que só dependem de mim. E ao concretizar estas vão me dando alento para enfrentar momentos menos bons que aí vêm, pois vou-me mantendo ocupada. Advindo um sentimento de utilidade que qualquer pessoa precisa nesta vida. Sei bem, que todas as etapas são constituídas de obstáculos se assim não fosse, também a vida tornar-se-ia monótona. A factor impressibilidade é imprescindível à sobrevivência.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

O valor da amizade...

Um grande dia, estou a um passo de concretizar os meus objectivos a que me propus. O derradeiro dia, eu estou confiante e vou conseguir... Amanha prometo vou descansar o cérebro... Uma jantarada com os amigos e beber um copo que é para me distrair dos problemas que me têm invadido... Sei bem que eles não desaparecem e tornam-se cada vez mais presentes, mas os amigos conseguem fazer milagres, estão sempre ao nosso lado a darem-nos força para irmos em frente. E a todos eles o meu muito obrigado, fazem-nos não nos sentirmos desamparadas neste mundo onde vale tudo. Onde o respeito por o outro é escasso, onde se passa por cima de tudo e de todos. Enfim, como se costuma de dizer o mundo de cão. Graças a eles e a todos que me rodeiam é que consegui chegar até aqui, ás vezes sentia que devia desistir, o que é certo é que esta etapa está concluída. Melhor ou pior.
Quero também me actualizar quanto às notícias dos últimos dias, nestes últimos tempos nem tempo para isso tenho tido. Quero pôr a minha leitura em dia e claro não me posso pôr à sombra da bananeira que tenho trabalho de responsabilidade para concluir. Mas o facto de ter chegado até aqui dá-me alento para continuar em frente.