psicosolsticio

"Experimenta-se uma sensação especial quando sozinho (...) não sabendo o que se vai comer nesse mesmo dia, se arrisca o último florim, o último, o último" (Fiódor Dostoiévski)

terça-feira, 31 de março de 2009

Nunca mais é sexta!!!

Queria que o tempo parasse para eu conseguir fazer tudo o que tenho para fazer. Ando em pé sei lá como... Completamente alienada deste mundo, não sei das noticias mais marcantes, nem nada. Isto é intragável... Que vida a minha. há muita gente que condene a minha vida e diga que devia dedicar mais tempo a outras coisas. No entanto, o grande importância é atribuída aos meus objectivos neste momento. Só queria um bocadinho menos de trabalho, mas tudo é feito à base de sacrifícios, e depois o resultado há-de ser vivenciado mais intensamente. Claro que estes objectos são a médio prazo. Cá espero para ver!!!!

segunda-feira, 30 de março de 2009

"Só sei que nada sei!!!"

Nem sei muito bem o que dizer. Que fim-de-semana de tédio, depois sinto-me enganada e até traída. Parece que tenho um nó na garganta, custa quando as pessoas que gostamos nos magoam. Claro, que tirando o melhor partido da situação, tenho que aprender com o que me disseram. E chego à conclusão que se calhar não podemos confiar mesmo em ninguém. Por momentos pensei que eu é que estava a ficar louca, mas olhando em meu redor não acho que isso não está a acontecer. Mas deixando estas coisas tristes. Hoje, decidi ir ao cinema, sabe sempre bem para descomprimir, recomendo o filme "Quem quer ser bilionário", dissecando o seu conteúdo, acaba por nos mostrar a miséria dos bairros de lata da Índia. Abre-nos os horizontes, em relação a uma miséria pura e dura em comparação com aqueles que corruptamente ganham a vida e vivem em grandes palacetes. São tão pobres de espírito e os pobres muitas vezes são ricos de espíritos e dão-nos grandes lições de vida!!! Recomendo...
Agora aguardo que melhores dias virão.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Viagem ao paraíso, ou não?

Sexta-feira, certamente a muitas pessoas este é o melhor dia da semana. Para mim, não tem sabor a nada, apenas tenho a certeza que este é mais um fim-de-semana de estudo. Mas hoje, por questões laborais tive que rumar até Pampilhosa da serra e percorrer aqueles terriolas todas, onde o ar puro mergulhava por toda a serra. Parecendo até um paradoxo, por um lado a vontade de ficar uns dias a curtir aquele ambiente fantástico que, infelizmente, não podemos ter em todo o lado. Depois a derradeira constatação de tentar perceber como aquelas pessoas conseguem viver longe de tudo e de todos onde não existe nada, mesmo nada. É difícil de perceber, logo a mim que apesar de não ser citadina de gema, gosto de estar perto de um cinema de uma fnac, onde podemos ir a correr comprar aquele livro que tanta falta nos faz. A viagem acabou por onde começou, Coimbra e lá regressei a este ambiente citadino onde somos invadidos pela poluição, o barulho, o stress. Lá se foi esta paz que permaneceu durante a viagem... Que pena!! Agora vou-me habituar a fazer este percurso mais vezes, que servirá em certa parte para conhecer melhor estas pessoas. Será mais uma nova experiência onde certamente não faltarão desafios à mistura. O que seria a vida sem desafios???

quinta-feira, 26 de março de 2009

Quero dormir!!!

Depois de um dia intenso e cansativo em que quase não parei um minuto, chega ao fim, já tardiamente e estou exausta. Precisava de ficar uns dias em casa sem ter nada que me preocupasse e que pudesse recuperar o minhas noites mal dormidas. Sonhar nunca fez mal a ninguém, mas não sendo isto possível resta-me agora ir descansar e amanha estar pronta para mais um dia com muito que fazer. Pensando positivo, é mais um dia repleto de desafios onde vou encontrar obstáculos que não serão fáceis, mas cá estarei para os derrubar e passar à fase seguinte.

terça-feira, 24 de março de 2009

Aiiiiiii!!!!! Só me apetece g......

Mais um dia intensivo de estudo. Só me apetece ganir... como se costuma dizer. A vida é assim e temos que provar a quem nos ensina que sabemos aquilo que nos foi dito. Ainda por cima que cadeira interessante, Psicologia da Sexualidade, que pensava ser bem mais interessante. Estou cansadinha!!! Fiz a minha escolha e agora tenho que arcar com as consequências. Amanha já descarrego a pouca sabedoria que consegui colher.

domingo, 22 de março de 2009

Domingo....

Aquele dia que resta da semana em que não sabemos muito o que fazer. Acabando por vezes ser mesmo um dia nostálgico e triste, mas faz parte da semana e temos que aprender a viver com ele. Nunca se faz nada de jeito, pelo menos falo por mim, sempre que programo fazer alguma coisa de útil, acaba o dia por passar e eu com tudo o que planeei para fazer. Como domingo é sempre aquele dia, não vale a pena. Falo-vos de ontem à noite, que depois de um dia de estudo intensivo decidi sair para beber um café. Imaginem onde fui parar, ao antigo tapas, na Figueira da Foz, que agora está fashion e giro. E quem estava lá??? Há pois é, o grande Berger que toca com o Rui Veloso. Que tem uma voz que encanta qualquer pessoa, uma presença em palco brutalíssima e pronto lá me perdi nas horas e fui para casa já tardinho. Não estou arrependida, também depois do meu dia tinha que ter um tempo para descontrair, a minha forma de recompensa.

sábado, 21 de março de 2009

Dia Mundial da Poesia

Não podia deixar passar este dia em branco. Ainda mais porque Portugal, teve sempre grandes poetas. Desde Fernando Pessoa, que foi um grande senhor e que todos nós o estudamos. O nosso ilustre Miguel Torga, pelo qual nutro uma grande admiração, que conseguia passar para o papel aquilo que sentia de forma tão nobre. E se estivesse para aqui a referir poetas e mais poetas, nunca mais sairia daqui. Vou então hoje, homenagear o celebre Miguel Torga, assim vou partilhar um poema que tem o seu que de... Sei lá, acho que este está fantástico!! A forma como vê a sua doença, como a enfrenta e como vê que irá acabar. Mas nem por isso deixou de escrever.

Requiem por mim

"Aproxima-se o fim. E tenho pena de acabar assim,
Em vez de natureza consumada,
Ruína humana.
Inválido de corpo
E tolhido de alma.
Morto em todos os órgãos e sentidos.
Longo foi o caminho e desmedidos
Os sonhos que nele tive.
Mas ninguém vive
Contra as leis do destino.
E o destino não quis
Que eu me cumprisse como porfiei,
E caísse de pé, num desafio.
Rio feliz a ir ao encontro ao mar
Desaguar,
E, em largo oceano, eternizar
O seu esplendor torrencial de rio".

Miguel Torga – Diário XVI

Estou muito cansandinha!!

Hoje, como já estava à espera foi um dia grande, comprido e cansativo. Mas agora posso dar-me ao luxo de estar no sofazinho deitadinha a descansar, como sabe bem. Vendo as coisas pelo lado positivo, o cansaço é sinónimo de que fiz alguma coisa de útil. Sinto que fiz, por isso, agora tenho que ter a recompensa. Pois avizinha-se mais um fim-de-semana de estudo e trabalhinho, mas são os custos de quem zela por uma vida melhor. Amanha prometo que me vou actualizar em relação ao mundo, é horrível não saber o que se passa por estas bandas. É uma questão de me sentir alheia a esta sociedade, que cada vez mais é imprevisível. Bem agora, vou continuar a curtir o meu momento de paz!!!

quinta-feira, 19 de março de 2009

Estou feliz!!!!!!

Sinto-me bem, afinal aquele objectivo que alcançava concretizar à dias, está ultrapassado. Com o meu empenho e dedicação, consegui, claro, que isto não significa que a cadeira está feita, mas a verdade, é que são 4 os momentos de avaliação e o primeiro já está no papo. Embora não possa cruzar os braços, porque há que estudar para as frequências vindouras, temos que ir andando, uma de cada vez. E o facto de ter passado nesta, dá-me alento para as próximas etapas. Venham elas... Amanha será a próxima... Depois mais uma reunião de trabalho, mas enfim, a vida é assim mesmo...
Não posso de deixar de frisar que hoje é o grande dia do Pai, e eu ao meu tenho tanto para agradecer... É um homem com H grande, e tanta força me dá, e é graças ele que hoje me posso a "dar ao luxo" de estudar. Muito Obrigada por tudo, tanto que aprendo com ele... Bem, não vale a pena estar aqui a tentar caracteriza-lo, pois se não, não sairia daqui tão depressa...

quarta-feira, 18 de março de 2009

Suicidio

Depois de um dia muito sub carregado, alguém refere "um suicida é um potencial homicida". Que frase marcante. Como é que uma frase nos pode abrir os horizontes e levar-nos a atingir o clímax do pensamento. Na realidade faz todo o sentido, porque uma pessoa que se suicida acaba por matar as pessoas que para ele assumem uma importância vital, que no fundo "vivem no seu intimo". Mais uma vez têm uma atitude egoístico e até se pode dizer que vivem um narcisismo absurdo. Porque só pensam neles, e os outros que se lixem. Que fiquem cá a sofrer e com os problemas que os outros lhe deixaram. A ingratidão da vida é assim, enfim basta-nos conformarmos com este tipo de fatalismo. Mas o pior ainda são aqueles que têm a coragem de redigir uma carta a explicar as razões porque o fizeram, acabam por fazer com que as pessoas mais próximas se sintam culpadas e tenham que viver com isso para toda a vida. Este é um peso atormentador. Nem quero imaginar.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Intrigas comuns

Uma das coisas que me irrita profundamente é quando utilizam o meu nome em vão, ainda por cima quando gostam de dizer algo que não fiz. Mas como sou impulsiva, admito-o que sou e gosto de ver tudo esclarecido. Esclareci logo a situação, e mais uma vez fico solenemente irritada quando as pessoas não assumem o erro na totalidade e começam a arranjar uma forma de se desculparem. Claro, que no fundo estão a admitir, tentando arranjar uma desculpa. Lá está mais uma vez a cobardia tipo emplastro a coexistir nesta vida do ser humano. Não consigo perceber porque gostam de complicar o simples... Como não me sinto derrotada por esse tipo de jogos, que os classifico como jogos baixos e até sujos, tem que se erguer a cabeça e enfim ignorar este tipo de situações que tanto nos incomodam. E como a minha vida não gira à volta dessa pessoa e não tenho propriamente 15 anos para me andar a chatear com este tipo de merdas, sigo enfrente com a minha consciência leve. Se todos os problemas fossem estes estava o mundo bem.

domingo, 15 de março de 2009

Um fim de semana de trabalho

Que fim de semana de trabalho árduo e intensivo. Sempre de volta desta máquina que tem tanto de bom como de mau. De volta do teclado à espera que as palavras surjam de forma espontâneas que as frases fiquem bem construídas e com sentido. No entanto, quando chegamos ao fim e vemos o nosso grande objectivo consumado, ficamos contentes connosco próprios. Dois trabalho já estão quase "arrumados para quanto", espero que estejam bons. Agora venham os próximos e que esta vontade, que também tem oscilações, permaneça no topo e siga para bingo. O que é importante é que não se desmoralize. Claro, que com este sol, só apetecia ir a para uma esplanada beber uma bebida bem fresquinha e descansar um pouco, aproveitando a paisagem e a calma do momento. Como isto, nesta fase é impensável, temos que nos contentar com o que temos.

sexta-feira, 13 de março de 2009

O acontecimento da semna

Fiquei estupefacta, um miúdo com 17 anos entra na sua antiga escola e põe a disparar sobre quem lhe aparece. O seu objectivo era atingir nomeadamente pessoas do sexo feminino. Este psicopata que era acompanhado por um psiquiatra. Segundo se consta faltou à ultima consulta. Que miúdo irreverente, que não existem sinónimos para o caracterizar. Ainda por cima, no dia antes, revela em parte no chat alemão algo que levaria a concluir que não ia fazer coisa boa. Certamente o ignoraram também nunca pensando que iria cometer um crime tão grave. Decididamente, este monstro nunca consegiu perceber como iria fazer os outros sofrer. Depois, com um simples gesto de cobardia, dispara sobre ele próprio e suicida-se. Que horror... Isto a bem dizer foi um massacre.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Um dia Não

Estou de rastos, há uma coisa que não consigo compreender, quer dizer uma pessoa estuda dias e depois numa hora deita-se tudo a perder. Enfim, que se lixe o esforço, neste momento só sei que fiz todos os possíveis e tenho consciência que se me esforçasse mais seria garantidamente tudo igual. Agora vamos ver o desfecho final... a verdadeira... a nota. Que cadeirão é esta cadeira. Neste momento, só me apetece descontrair amanha há tempo para o quem vem a seguir...

terça-feira, 10 de março de 2009

Que dia.... de merda

Fiz uma pausa no meu estudo intensivo e tive necessidade de divagar... Mas a minha mente está bloqueada. Desde manha a incitar o uso dos meus pensamentos voluntários e da minha atenção, óbvio que só posso chegar a meio do dia completamente desgastada. Ai, como eu queria estar longe daqui, ou até adormecer e só acordar na quinta-feira. Lá esta a cobardia a falar mais alto. Mas como não "lhe dou ouvidos" vou com toda a minha garra enfrentar este obstáculo, e amanha venha a frequência... Pensamento positivo, e vai correr bem, pelo menos que dê para passar.

segunda-feira, 9 de março de 2009

O dia da mulher

Ontem, foi o nosso grande dia - o dia da mulher - por isto todas as mulheres estão de parabéns por aquilo que são. Todas temos um percurso de vida, com altos e baixos, onde por vezes temos que enfrentar obstáculos, mas a recompensa é aliciante. Agora eu tenho um grande obstáculo pela frente, vamos ver se o vou superar. Não quero ser pessimista mas creio que não vai ser fácil. Se fosse tudo fácil na vida, tudo seria diferente. Há que termos desafios... Quarta-feira será a prova de fogo.

sexta-feira, 6 de março de 2009

A personalidade vista de forma complexa

Mais uma sexta-feira quase que passou. Cada vez mais fico surpreendida com a questão da formação da nossa personalidade. No senso comum, facilmente a definimos, mas na realidade estamos a cometer uma vez mais um daqueles erros, que se prende com o reducionismo da complexidade. No entanto, ao ser explicado por alguém que é capaz de nos fazer uma verdadeira "lavagem cerebral" as coisas começam a ditar um sentido extraordinariamente alucinante. Parece que ficamos presos às suas palavras e surgem-nos tantas questões, que só queremos saber mais e mais. Realmente, esta opção que fiz na vida, tem tudo a ver comigo. Não me sinto em nada arrependida, alargar os nossos horizontes é fantástico e acaba por ser uma necessidade básica de todo o ser humano. E já a sabedoria popular diz, "o saber não ocupa lugar".

quarta-feira, 4 de março de 2009

Um dia estúpido

Com tanta coisa para fazer, hoje, foi daqueles dia que não me rendeu. Ao contrário da manha, penso que até foi produtiva. A tarde lá se passou sem fazer nada do que tinha planeado. Depois, temos este tempo que não contribui em nada para o rendimento do trabalho. O vento soprava bem forte a chuva lá ia caindo, a "cobra" ou melhor, a preguiça apoderou-se de mim, e pronto. Não é preciso dizer mais nada. Mas que merda!!! Claro, que neste momento, mudava tudo, mas como isso não é possível, basta-me apenas conformar-me. Amanha é outro dia e logo se verá..

terça-feira, 3 de março de 2009

Crise de Identidade

Hoje, ouvi alguém falar, um discurso forte, constituído por palavras que ecoaram na minha mente, e fazem todo o sentido. Dizia assim, que o Ser Humano já tinha sofrido 3 "machadadas narcísicas". A primeira, com a constatação de Copérnico, veio questionar a teoria que tínhamos como certa, afinal a terra não é assim tão importante porque quem gira a volta do sol é o planeta Terra. Depois vem Darwin que nos diz, que afinal não provimos de origem divina, mas a nossa origem está no macaco, nesse animal peludo e que nós ainda hoje sentimos alguma repugnância por isto. Mas esta é a grande realidade. Por fim, depois de abalados por estas grandes machadadas, segue-se a última, que acaba por nos derrubar enquanto espécies. Vem o grande e célebre Freud e alega que na constituição do aparelho psíquico, temos o famoso Inconsciente, que é uma parte que não controlamos. Se até aqui pensávamos que pelo menos a nós próprios podíamos controlar-nos, a derreada verdade é que não. Ora, o ser humano que se sobrepõe muitas vezes a tudo o que o rodeia, considerando-se o centro das atenções, afinal não valemos mais do que o que somos. Acabamos por destruir o nossa "mãe natureza" porque o nosso conforto e a nossa preocupação acima de tudo, no entanto, não valemos mais do que ela?? Este narcisismo característico da nossa espécie que tanto nos prejudica. Isto levou-me a ter uma crise de identidade!!!! No entanto, estas crises, que são transversais a todo o percurso de vida fazem-nos reflectir e pensar, por isso, até são positivas. E significa acima de tudo que estamos vivos.

segunda-feira, 2 de março de 2009

O que me vai na alma

Constatei que já estamos no mês de março e eu este mês ainda não me estreei no blog. Poderia falar de milhentas coisas, há sempre tanto para dizer. Não encontrei nada que me suscitasse um verdadeiro interesse. Ou sou eu que hoje não estou bem, sentido-me alienada a esta sociedade, em que para muitos o cariz materealista supera qualquer coisa e que o que realmente sentimentos fica para segundo plano. É horrível ver que este tipo de gente não tem objectivos vive por viver. Nem o sabor da vitória lhes é comum, porque o que querem têm-no, pensado que o dinheiro compra tudo. Esquecem-se que esta moeda comum a quase a toda União Europeia não compra aquilo que nos verdadeiramente faz feliz. Eu sinto-me feliz, apesar desse bem material ser escasso tenho um conjunto de pessoas que me rodeiam que me fazem feliz. Parece-me importante este aspecto, mais do que obter aquele bem material que é tão giro e amanha deixa de o ser porque deixa de estar na moda, depois é arrumado lá para um quanto da casa, aguardando talvez um dia que volte a estar na moda. Mais do que ter dinheiro é concretizarmos um objectivo por mérito, sim isso é que me sabe a vitória. Por isso, estou-me nas tintas para este materialismo estúpido, que é condenável por aquelas pessoas que nem dinheiro para comerem têm. O que importa realmente é sermos nós próprios, com tudo o que nos é característicos, quer as nossas virtudes quer os nossos defeitos. E eu sou eu mesma...